Paisagens de São Paulo

No aniversário de 456 anos de São Paulo, A Oficina de Sinalização atuou na produção da Comunicação Visual da exposição “Paisagens de São Paulo”

A exposição “Paisagens de São Paulo”,  por meio da Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo, reúne 47 obras de artistas renomados que retrataram São Paulo como Rebolo, Alfredo Volpi, Benedito Calixto e José Pancetti. A mostra  acontece no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes e vai até 14 de março.


As paisagens do Morumbi produzidas por Francisco Rebolo é um exemplo disso, assim como “Margens do Rio Tietê” de Campiglia, a “Rua Direita” de Júlio Guerra, as ruelas de Volpi e as casas de Bonadei.
A mostra exibe também fotos de São Paulo nas décadas de 40 a 60, com destaque para as imagens feitas pelo alemão Werner Haberkorn, fotógrafo que divulgou o Brasil às comunidades alemães decididas a deixar o país diante da iminência da Segunda Guerra Mundial.  A curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo e da exposição “Paisagens de São Paulo”, Ana Cristina Carvalho, destaca que na mostra “pode-se observar algumas das transformações da paisagem de São Paulo e seus arredores, sob o olhar de artistas que evidenciaram aspectos que hoje já não vemos”.

A Mostra exibe também algumas obras que retratam lugares do estado de São Paulo que se modificaram ao longo do tempo, como a Ponte Pênsil (em São Vicente) de Benedito Calixto, que tem hoje sua paisagem alterada pela construção de uma nova ponte diferente da retratada pelo artista.

Foto: Rosângela Ap | Título: Panorâmica Altino Arantes (2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *